quem vai pagar a conta?

Deputados aprovam gratuidade da conta de luz para famílias de baixa renda

Em meio à aprovação de um projeto de lei que envolve a privatização de seis distribuidoras de energia da Eletrobras, na Região Norte do país, a Câmara dos Deputados aprovou, na noite de terça-feira, uma emenda do projeto que traz um benefício para os brasileiros de baixa renda: a gratuidade da conta de energia para famílias de baixa renda com o consumo mensal de até 70 quilowatts-hora (kWh) por mês.

Atualmente, a tarifa social de energia, como é chamada, estabelece descontos ao consumidor de baixa renda cadastrado com diferentes percentuais dependendo do consumo:

  • 65% de desconto para consumo de até 30 kWh/mês
  • 40% de desconto para consumo de 31 kWh até 100 kWh/mês
  • 10% de desconto na faixa de 101 kWh até 220 kWh/mês

A isenção total do pagamento, atualmente, atinge apenas índios e quilombolas. Se a emenda aprovada ontem na Câmara passar pelo Senado e for sancionada pelo presidente da República, a gratuidade valeria para todas as famílias de baixa renda com consumo de até 70 quilowatts-hora (kWh) por mês.

QUEM VAI PAGAR A CONTA?
Após a aprovação da matéria, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), questionou a origem dos recursos orçamentários para custear a isenção de pagamento da energia elétrica às famílias de baixa renda.

_ Eu preciso que alguém me informe qual o impacto no Orçamento do governo. Se alguém deixar de pagar a conta, outra pessoa vai pagar _ perguntou Maia.

O relator da proposta, deputado Júlio Lopes (PP-RJ), argumentou que a medida não geraria impacto porque o trecho já tinha sido negociada com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) durante a discussão da Medida Provisória 814/17, que perdeu a vigência antes de ser votada pelo Congresso.

TODOS PAGAM PELOS "GATOS"
O objetivo do governo é privatizar as distribuidoras controladas pela estatal no Acre, Alagoas, Amazonas, Piauí, Rondônia e Roraima. A operação abre caminho para futura venda da Eletrobras ao setor privado.

Conforme uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, "a aprovação do projeto de lei que destrava a venda das distribuidoras da Eletrobras vai fazer a conta de luz de todos os brasileiros aumentar entre 4% e 5% em 2019". Segundo a reportagem, todos os brasileiros vão pagar a conta dos furtos de energia, conhecidos como gatos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inflação em Santa Maria tem alta de 2,69% no 1º semestre Anterior

Inflação em Santa Maria tem alta de 2,69% no 1º semestre

Feicoop vai reunir 800 expositores de sexta a domingo em Santa Maria Próximo

Feicoop vai reunir 800 expositores de sexta a domingo em Santa Maria

Economia